terça-feira, 24 de agosto de 2010

Terremoto em Ambato-Riobamba, Equador Terremoto em Ambato-Riobamba, Equador




Na manhã do dia 12 de agosto de 2010, os sismógrafos do Observatório Sismológico da Universidade de Brasília registraram, às 12h00 (UTC) e 09h00 (Hora de Brasília), um forte terremoto com epicentro entre as cidades de Ambato e Riobamba, no Equador. A localização epicentral foi determinada preliminarmente na latitude: -01,260° e longitude: -77,312°, a ± 210 km de profundidade.

O terremoto alcançou magnitude 7,1 na Escala Richter e foi sentido por moradores da cidade de Cruzeiro do Sul, Acre, e por funcionário do edifício sede do Tribunal de Justiça em Porto Velho, Rondônia.

Esta não é a primeira vez que terremotos em regiões andinas são sentidos no Brasil. Por exemplo, na cidade de Maule, Chile, em 27/02/2010, ocorreu um grande terremoto com magnitude 8,8 MW,, que foi percebido nos estados do Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Rio Grande do Sul. Geralmente, estes terremotos são sentidos devido ao seu grande tamanho (magnitudes acima de 7,0) e pelo fato de as ondas sísmicas geradas, quando atingem a superfície terrestre, causarem oscilações e/ou pertubações em tudo que está sobre a superfície. Normalmente, estes terremotos são sentidos por pessoas que se encontram em andares superiores de edifícios altos.

Os terremotos que ocorrem na Cordilheira dos Andes são resultante do mergulho da placa de Nacza sob a placa Sul- americana. Historicamente, essa região é afetada por reflexos de terremotos que ocorrem devido as colisões entre os limites dessas placas. Por esse motivo, esses tremores são conhecidos como sismos andinos.

Segundo informações da Defesa Civil dos estados de Rondônia e do Acre, alguns moradores ficaram assustados com o fenômeno. A partir de informações preliminares, pressupõe-se que em Cruzeiro do Sul/AC a intensidade, na Escala Mercalli- Modificada, foi de III-IV e, em Porto Velho/RO, de II-III (MM).

Fonte: Observatório Sismológico

Por: Katia Newsted

Nenhum comentário:

Postar um comentário