sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Teoria Malthusiana

Post. por: Jurandir

A TEORIA POPULACIONAL MALTHUSIANA foi desenvolvida por THOMAS MALTHUS, economista, estatístico, demógrafo e estudioso das Ciências Sociais.

MALTHUS observou que o crescimento populacional, entre 1650 e 1850, dobrou decorrente do aumento da produção de alimentos, das melhorias das condições de vida nas cidades, do aperfeiçoamento do combate as doenças, das melhorias no saneamento básico, e os benefícios obtidos com a Revolução Industrial, fizeram com que a taxa de mortalidade declinasse, ampliando assim o crescimento natural.

CRESCIMENTO POPULACIONAL X PRODUÇÃO DE ALIMENTOS:
MALTHUS foi ainda mais além em suas pesquisas afirmando que o crescimento populacional funcionava conforme uma progressão geométrica 1 < 2 < 4 < 8 < 16 < 32 < 64 < 128...
Enquanto que a produção de alimentos, mesmo nas melhores condições de produção dos setores agrícolas só poderiam alcançar o crescimento em forma de uma progressão aritmética 1 < 3 < 5 < 7 < 9 < 11 < 13 < 15...
Produção de alimentos em bilhões de toneladas.

O CONSELHO INTERNACIONAL DE GRÃOS (IGC, na sigla em inglês) estima que a produção mundial de grãos atual seja de 1,769 bilhões de toneladas de grãos por ano.

Crescimento populacional humano em bilhões de habitantes:

• 1 a 2 bilhões de pessoas entre 1850 a 1925 - 75 anos
• 2 a 3 bilhões de pessoas entre 1925 a 1962 - 37 anos
• 3 a 4 bilhões de pessoas entre 1962 a 1975 - 13 anos
• 4 a 5 bilhões de pessoas entre 1975 a 1985 - 10 anos
• 5 a 6 bilhões de pessoas entre 1985 a 1993 - 8 anos
• 6 a 7 bilhões de pessoas entre 1993 a 1999 - 6 anos.

Preocupado com o crescimento populacional acelerado, MALTHUS publica em 1798 uma série de idéias alertando a importância do controle da natalidade, afirmando que o bem estar populacional estaria intimamente relacionado com crescimento demográfico do planeta.

MALTHUS alertava que o crescimento desordenado acarretaria na falta de recursos alimentícios para a população gerando como consequência a fome.

Com base nesses dados, MALTHUS concluiu que inevitavelmente a fome seria uma realidade caso não houvesse um controle imediato da natalidade.

A definição de praga biológica é quando uma população fica com alta taxa de natalidade e baixa taxa de mortalidade e o número de indivíduos cresce em progressão geométrica de forma anormal no ambiente.

A SUPERPOPULAÇÃO fica então sem controle até que surjam predadores que façam esse controle externo ou se os predadores e parasitas (doenças) não aparecerem, o descontrole continua até que acabe o alimento disponível no ambiente, gerando competição intraespecífica e controle populacional por fome.
No caso da população humana esse controle vem sendo feito com guerras, doenças e miséria.
Nossa população está em explosão demográfica desde a revolução industrial, que começou na Inglaterra no século XVII por volta de 1650.

A solução defendida por MALTHUS seria:
- a sujeição moral de retardar o casamento
- a prática da castidade antes do casamento
- ter somente o número de filhos que se pudesse sustentar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário