sábado, 25 de setembro de 2010

Abolição da monarquia no nepal

Chega ao fim o reinado de Gynendra.

O dia 29 de maio de 2008 marcou a história do Nepal, pois foi a data da proclamação da República do Nepal que deixou a condição de monarquia, que significa a centralização do poder na figura do rei.

Na madrugada da referida data muitos nepaleses saíram às ruas comemorando o fim da monarquia no país que se encontra estabelecida a 240 anos de dinastia.

A proclamação da república gera uma série de alterações na estrutura política, social e econômica, no campo social as pessoas deixam de ser meros súditos para se tornar cidadãos.

Uma das primeiras iniciativas promovidas a partir do anúncio da proclamação da república foi a de destituir a bandeira símbolo da dinastia do Nepal.

Para a consolidação do processo de proclamação da república foi preciso a realização de votação na assembléia constituinte que contou com a participação de 601 membros, do total 560 membros direcionaram seus votos aprovando a medida.

A implantação da assembléia constitucional surgiu a partir de acordos de paz realizados entre partidos políticos nepaleses e rebeldes maoísta, com essa iniciativa teve fim a guerra civil, que gerou um saldo de 13 mil mortos.

O rei Gynendra é reconhecido por muitos, inclusive partidários, como a encarnação do deus Visnu. O rei tem 15 dias para sair do Palácio Katmandu e todos os direitos e privilégios anteriormente adquiridos são automaticamente destituídos a partir do dia 29 de maio.

O povo nepalês definitivamente ingressa em uma nova etapa de reformulação social e econômica e ao mesmo tempo sua população sai de século de costumes feudais.


Postagem : Antoniel
fonte:Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário